segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Perdão

       


        Perdoar não é fácil. Na verdade acho que muita gente confunde este sentimento, não sabe exatamente o que ele significa. Perdoar não é sentir-se bem depois de dar o troco, não é passar por cima do que magoou e muito menos esquecer o que nos fez mal. Perdoar é superar, entender o que nos levou a passar por determinada situação. 
               Isso mesmo: antes de julgar e criticar quem nos fez mal devemos avaliar o que fizemos de errado para atrair para nossas vidas alguém que nos magoa. O tipo de atitude determina o resultado das situações.
        Vejo pessoas reclamando o tempo todo sobre o que lhes acontece sem perceber o quanto são responsáveis diretamente por isso.Creditar o nosso mal a outro é mais fácil, mas não o mais correto.
               Sempre achei que o conceito de certo e errado é muito relativo e pessoal. Temos o certo e errado determinado por leis e por normas de convivência, mas temos também o que é determinado pela nossa consciência. Se eu tomo determinada atitude e acabo ferindo alguém, mas isso não me causa nenhum arrependimento simplesmente pelo fato de eu achar que tomei a decisão mais correta, cabe a quem me julgar?
           Quando dizem que sou muito paciente, ou pacífica, porque deixo de tomar atitudes extremadas com quem me magoa tento explicar meu ponto de vista: por que discutir e gastar minhas energias com alguém que, muitas vezes, nem se deu conta de que errou? Se ao colocar-se no meu lugar, o outro simplesmente não vê problemas no que fez, como vou convencê-lo de que seus atos podem ferir alguém? 
                Conversar, mostrar ao outro o que nos incomoda é o primeiro passo para que ele possa ao menos entender o quanto é capaz de machucar alguém com uma atitude impensada. O segundo passo é perdoar-se, sair da condição de coitado e sofredor e assumir a postura de compreensão. 
                    Perdoar sem julgar, entender o outro, seguir adiante sem rancor ainda é utopia, no meu ponto de vista. Por mais que sejamos compreensivos ainda fica a mágoa, mesmo que temporária. Sobram julgamentos, sentimentos contraditórios, dúvidas sobre o caráter do outro. Sentimentos que nos impedem de dar o próximo passo em paz...
                     Não acho que perdoar seja fácil, mas caminhar até o perdão é possível para qualquer um!

JULIANA


3 comentários:

  1. Perdoar não é fácil mesmo!! Perdoar coisas pequeninas é fácil, mas quando a coisa é grave e fere não só o seu íntimo, mas também o profissional (ética) é uma tarefa difícil.

    Trabalho o perdão, mas não sei se já sei perdoar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema, e a vida pode ser maravilhosa se cada um de nós tentar se melhorar pelo menos um pouquinho a cada dia, aprender a perdoar ao próximo e principalemnte a nós mesmos pelos "erros" que cometemos ao longo da vida !!!

    Sucesso Ju e Be...Muito legal o blog de vcs.

    Beijos,
    Telma

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Telma. Que bom q está gostando, continue lendo e comentando. Bjo. BE e JU

    ResponderExcluir